O objetivo principal desse trabalho é avaliar as diversas possibilidades de economias no projeto executivo de estacões na Baixada Santista, onde os condicionantes são particularmente específicos e decisivos. Dessa maneira, indiretamente, busca-se alcançar projetos mais econômicos e menos conservadores. Em grande parte, o desenvolvimento do trabalho é focado nos métodos de dimensionamento em si. Procura-se avaliar métodos disponíveis e usuais, compará-los com outros e, em outro momento, propor métodos novos. Além disso, dá-se especial atenção aos critérios em que tais métodos se baseiam: se em estados limites últimos (ELU) ou de serviço (ELS). Para o desenvolvimento do trabalho, são analisadas 13 provas de carga estáticas executadas em estacões escavados com lama bentonítica ou polímero na região da Baixada Santista. Todos os dados analisados nessa etapa foram fornecidos pela ZF & Engenheiros Associados S/S, responsável pelo projeto de fundações das obras estudadas.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à escola politécnica da USP para obtenção do título de engenheira civil
Aluna: Virgínia Lucchesi Maset
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